Os Metodos de Consultas Pelo Ifá
Os Metodos de Consultas Pelo Ifá
Alex Lesteiro - 02/08/2011
Os metodos de consultar Ifá pelos buzios
Os metodos de consultar Ifá pelos buzios
Órunmilá (Ọ̀rúnmìlà) fala através de Odù, isso é definitivo. Os búzios (owó-ẹyọ mẹ́rindílógún) também obtêm respostas através de Odù.
Eu vou transcrever abaixo um trecho do artigo "The Bag of wisdom - osun and the origin of ifá divination". O autor do artigo, como já citei, é Wande Abimbola um dos mais eminentes acadêmicos Nigerianos da atualidade que se dedicou a reconstituir a cultura de Ifá na Africa. O autor é Nigeriano e ao mesmo tempo 100% comprometido com Ifá. Isso o torna bastante isento, o texto a seguir é uma análise dele sobre a pesquisa e a interpretação dos Odù Okanransode e Ogbè-Ọ̀sá que já transcrevemos anteriormente:
"Por "Ifá Divination" nós queremos traduzir como Ifá e sistemas correlacionados de oráculo baseados em estórias e símbolos de Odù tais como Dida owo (uso do opele), etite-ale (uso do ikins), eerindinlogun (16 buzios), agbigba (um outro tipo de opele) e obi.
O propósito desse artigo é examinar a íntima relação de Oxun (Ọ̀ṣun) com o oráculo de Ifá de duas formas, através dela mesma e através da instrumentalização de oxetuura, seu filho. Nós iremos iniciar com a visão popular que envolve Oxun (Ọ̀ṣun) em Ifá no qual ela obteve o seu conhecimento de Ifá através de seu marido Órunmilá. Nós examinaremos então a importância de oxetuura para o sacríficio resultante do oráculo. Nas ultimas páginas deste artigo nós iremos então fazer a afirmação de que Oxun (Ọ̀ṣun) tem muito mais relação com Ifá do que os Babaláwo são capazes de admitir.
Eu irei, claro, colocar a hipótese que que todo o sistema de Ifá se iniciou a partir de Oxun (Ọ̀ṣun) e ela o deu para Órunmilá e não o contrário. Eu irei basear minhas afirmações em versos de Ifá. Eu também irei examinar a possibilidade que o eerindinlogun é mais antigo do que dida owo e etite-ale que são desenvolvimentos posteriores do oráculo de Ifá".
Órunmilá (Ọ̀rúnmìlà) fala através de Odù, isso é definitivo. Os búzios (owó-ẹyọ mẹ́rindílógún) também obtêm respostas através de Odù.
Eu vou transcrever abaixo um trecho do artigo "The Bag of wisdom - osun and the origin of ifá divination". O autor do artigo, como já citei, é Wande Abimbola um dos mais eminentes acadêmicos Nigerianos da atualidade que se dedicou a reconstituir a cultura de Ifá na Africa. O autor é Nigeriano e ao mesmo tempo 100% comprometido com Ifá. Isso o torna bastante isento, o texto a seguir é uma análise dele sobre a pesquisa e a interpretação dos Odù Okanransode e Ogbè-Ọ̀sá que já transcrevemos anteriormente:
"Por "Ifá Divination" nós queremos traduzir como Ifá e sistemas correlacionados de oráculo baseados em estórias e símbolos de Odù tais como Dida owo (uso do opele), etite-ale (uso do ikins), eerindinlogun (16 buzios), agbigba (um outro tipo de opele) e obi.
O propósito desse artigo é examinar a íntima relação de Oxun (Ọ̀ṣun) com o oráculo de Ifá de duas formas, através dela mesma e através da instrumentalização de oxetuura, seu filho. Nós iremos iniciar com a visão popular que envolve Oxun (Ọ̀ṣun) em Ifá no qual ela obteve o seu conhecimento de Ifá através de seu marido Órunmilá. Nós examinaremos então a importância de oxetuura para o sacríficio resultante do oráculo. Nas ultimas páginas deste artigo nós iremos então fazer a afirmação de que Oxun (Ọ̀ṣun) tem muito mais relação com Ifá do que os Babaláwo são capazes de admitir.
Eu irei, claro, colocar a hipótese que que todo o sistema de Ifá se iniciou a partir de Oxun (Ọ̀ṣun) e ela o deu para Órunmilá e não o contrário. Eu irei basear minhas afirmações em versos de Ifá. Eu também irei examinar a possibilidade que o eerindinlogun é mais antigo do que dida owo e etite-ale que são desenvolvimentos posteriores do oráculo de Ifá".
Alex Lesteiro - 02/08/2011
Assim, ele não deixa nenhuma dúvida de que o eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún) é um sistema que se baseia nas histórias e simbolos de Odù, tanto quanto todos os outros. Isso é uma afirmação básica e não uma hipótese. É claro que como eu disse, precisa-se de fato usar o instrumento, os búzios, e o conteúdo de Ifá, os Odù com suas histórias e símbolos.
O simples uso dos búzios, contudo, não caracteriza um oráculo de Ifá e essa afirmação é devido as variações que são encontradas principalmente devido a mediunidade dos olhadores.
Dito isso tudo eu inicio com a afirmação que podemos dizer que Ifá fala também através do eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún).
Não existe nenhuma restrição conceitual a isso e apenas a prática pode separar uma coisa da outra. Por esses motivos não existe razão para que pessoas pré-estabeleçam que o eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún) não é Ifá. Essa afirmação pura e simples ao meu ver mostra apenas desinformação. O que temos que examinar de fato são questões de prática que podem desconectar o uso do eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún) de Ifá e faremos um analise disso a seguir.
Na análise desse oráculo eu encontrei inúmeras formas do mesmo ser usado. Acredito que de maneira muito geral posso dividir em 3 tipos principais, o uso africano, o cubano e o brasileiro. É claro que se estivesse estendido essa análise para outros lugares geográficos poderia ainda criar outros grupos, sem dúvida, mas, nesse momento esses 3 tipos refletem não somente uma geografia mas sim uma forma bem distinta de usar o oráculo.
Para o africano lamentavelmente uso como base somente o que foi descrito por Bascon em seu livro sobre o eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún). Infelizmente não obtive nenhuma outra fonte de referência adicional sobre o uso desse oráculo e mesmo os autores cubanos fazem a mesma referência quando analisam o método africano.
O simples uso dos búzios, contudo, não caracteriza um oráculo de Ifá e essa afirmação é devido as variações que são encontradas principalmente devido a mediunidade dos olhadores.
Dito isso tudo eu inicio com a afirmação que podemos dizer que Ifá fala também através do eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún).
Não existe nenhuma restrição conceitual a isso e apenas a prática pode separar uma coisa da outra. Por esses motivos não existe razão para que pessoas pré-estabeleçam que o eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún) não é Ifá. Essa afirmação pura e simples ao meu ver mostra apenas desinformação. O que temos que examinar de fato são questões de prática que podem desconectar o uso do eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún) de Ifá e faremos um analise disso a seguir.
Na análise desse oráculo eu encontrei inúmeras formas do mesmo ser usado. Acredito que de maneira muito geral posso dividir em 3 tipos principais, o uso africano, o cubano e o brasileiro. É claro que se estivesse estendido essa análise para outros lugares geográficos poderia ainda criar outros grupos, sem dúvida, mas, nesse momento esses 3 tipos refletem não somente uma geografia mas sim uma forma bem distinta de usar o oráculo.
Para o africano lamentavelmente uso como base somente o que foi descrito por Bascon em seu livro sobre o eerindinlogun (ẹẹ́rìndínlógún). Infelizmente não obtive nenhuma outra fonte de referência adicional sobre o uso desse oráculo e mesmo os autores cubanos fazem a mesma referência quando analisam o método africano.
Alex Lesteiro - 02/08/2011
No método africano descrito por Bascon, o oráculo é muito similar a Ifá, tira-se apenas 1 Odù para ser analisado para a consulta e esse Odù é um Odù Méjì. Assim, uma caída para determinar o Odù e as demais caídas para o sentido, ebós (ẹbọ), etc..
A interpretação fica restrita aos 16 Odù Méjì, os olodù, e também a 1 Odù.
Mas o processo é o mesmo e existem sempre as histórias. Existe a análise da orientação do odu, o uso do Ibo, etc.. tudo o que caracteriza o sistema de Ifá.
Os Cubanos se orgulham de ter um oráculo de owó-ẹyọ mẹ́rindílógún, o dillogun, mais completo do que o africano e muito mais próximo de Ifá. Eu concordo com eles.
No método deles, são feitas 2 caídas para se determinar um Odù composto. Formalmente eles evitam de chamar isso de omon Odù (ọmọ Odù), provavelmente devido a convivência com os Babaláwo (babaláwo), assim, eles chamam de Odù composto, ou outro eufemismo e também usam uma notação distinta.
Mas, uma análise bem detalhada mostra uma fusão muito nítida com Ifá.
O Dillogun cubano, além de usar 2 caídas para formar um Odù completo, o processo oracular é exatamente o mesmo de Ifá. Análise de orientação, intensidade, determinação de origem do ire/ibi e detalhamento do ébó (ẹbọ).
Os tipos de Ibi e de Ire são os mesmo e a forma de escolher o ebó também.
Veja, reforçando, exceto pelo uso dos búzios ao invés do opele (ọ̀pẹ̀lẹ̀), a estrutura de isso do oráculo a mesma entre o Dillogun e Ifá, ou pelo menos altamente equivalente.
A variação de fato é na determinação do Odù através de instrumentos diferentes e eventualmente de uma forma distinta de analisar esse Odù composto ou omon Odù (ọmọ Odù).
A forma de analisar é também muito similar. No que pese existir a fama do Ifá cubano ser interpretado, não é de fato assim. Existem sim interpretações para cada omon Odù (ọmọ Odù), mas existem também mitos associados a eles. Esses mitos são chamados de pataki e são próprios do lukumi.
A interpretação fica restrita aos 16 Odù Méjì, os olodù, e também a 1 Odù.
Mas o processo é o mesmo e existem sempre as histórias. Existe a análise da orientação do odu, o uso do Ibo, etc.. tudo o que caracteriza o sistema de Ifá.
Os Cubanos se orgulham de ter um oráculo de owó-ẹyọ mẹ́rindílógún, o dillogun, mais completo do que o africano e muito mais próximo de Ifá. Eu concordo com eles.
No método deles, são feitas 2 caídas para se determinar um Odù composto. Formalmente eles evitam de chamar isso de omon Odù (ọmọ Odù), provavelmente devido a convivência com os Babaláwo (babaláwo), assim, eles chamam de Odù composto, ou outro eufemismo e também usam uma notação distinta.
Mas, uma análise bem detalhada mostra uma fusão muito nítida com Ifá.
O Dillogun cubano, além de usar 2 caídas para formar um Odù completo, o processo oracular é exatamente o mesmo de Ifá. Análise de orientação, intensidade, determinação de origem do ire/ibi e detalhamento do ébó (ẹbọ).
Os tipos de Ibi e de Ire são os mesmo e a forma de escolher o ebó também.
Veja, reforçando, exceto pelo uso dos búzios ao invés do opele (ọ̀pẹ̀lẹ̀), a estrutura de isso do oráculo a mesma entre o Dillogun e Ifá, ou pelo menos altamente equivalente.
A variação de fato é na determinação do Odù através de instrumentos diferentes e eventualmente de uma forma distinta de analisar esse Odù composto ou omon Odù (ọmọ Odù).
A forma de analisar é também muito similar. No que pese existir a fama do Ifá cubano ser interpretado, não é de fato assim. Existem sim interpretações para cada omon Odù (ọmọ Odù), mas existem também mitos associados a eles. Esses mitos são chamados de pataki e são próprios do lukumi.
Alex Lesteiro - 02/08/2011
Encontrei, contudo, variações na forma de analisar o Odù composto. Em qualquer caso, eles tomam o primeiro Odù que cai como o mais importante da caída e o que deve merecer mais atenção.
Na forma mais próxima a Ifá existe um conjunto de interpretações para cada omon Odù (ọmọ Odù) de maneira que todas a combinações são analisadas em relação a significados, pataki e ébó (ẹbọ), ou seja, existe uma análise particularizada para os 256 Odù.
Em outra forma, o Odù composto é dividido em 2, sendo que o primeiro Odù, é tratado como um Odù Méjì e seu significado está relacionado com a Positividade, a sua positividade influencia o consulente. O segundo Odù, é o contrário, a sua negatividade influencia o consulente, assim, retira-se os aspectos positivos de um e os negativo de outro.
Adicionalmente se analisa essa intensidade usando a senioridade dos Odù de acordo com o processo já descrito anteriormente. Se um Odù maior sai na positividade e um menor na negatividade, isso significa que que os aspectos positivos são mais fortes que os negativos. O mesmo para o inverso. Se caem 2 maiores ou 2 menores então se analisa essa intensidade através da distância entre eles na escala de senioridade.
Em outra forma o Odù principal é o determinante, como já dito e o seguinte complementa esse Odù. Assim não se entra nesse método de negatividade e positividade mas em problema e detalhamento do problema.
Aqui no Brasil, o método é quase individual devido a superioridade da vidência mediúnica sobre qualquer processo de interpretação.
Para que tivéssemos de fato uma interpretação por Odù teríamos que ter mitos de conhecimento amplo e uma padronização na sua interpretação. Não temos nenhum dos 2. Temos base de conhecimento interpretada de analisar Odù que associa cada Odù a acontecimentos, causas e consequências bem diretas.
Na forma mais próxima a Ifá existe um conjunto de interpretações para cada omon Odù (ọmọ Odù) de maneira que todas a combinações são analisadas em relação a significados, pataki e ébó (ẹbọ), ou seja, existe uma análise particularizada para os 256 Odù.
Em outra forma, o Odù composto é dividido em 2, sendo que o primeiro Odù, é tratado como um Odù Méjì e seu significado está relacionado com a Positividade, a sua positividade influencia o consulente. O segundo Odù, é o contrário, a sua negatividade influencia o consulente, assim, retira-se os aspectos positivos de um e os negativo de outro.
Adicionalmente se analisa essa intensidade usando a senioridade dos Odù de acordo com o processo já descrito anteriormente. Se um Odù maior sai na positividade e um menor na negatividade, isso significa que que os aspectos positivos são mais fortes que os negativos. O mesmo para o inverso. Se caem 2 maiores ou 2 menores então se analisa essa intensidade através da distância entre eles na escala de senioridade.
Em outra forma o Odù principal é o determinante, como já dito e o seguinte complementa esse Odù. Assim não se entra nesse método de negatividade e positividade mas em problema e detalhamento do problema.
Aqui no Brasil, o método é quase individual devido a superioridade da vidência mediúnica sobre qualquer processo de interpretação.
Para que tivéssemos de fato uma interpretação por Odù teríamos que ter mitos de conhecimento amplo e uma padronização na sua interpretação. Não temos nenhum dos 2. Temos base de conhecimento interpretada de analisar Odù que associa cada Odù a acontecimentos, causas e consequências bem diretas.
Alex Lesteiro - 02/08/2011
É nesse método que encontramos as famosas 4 caídas, onde aparecem 4 Odù e que todo mundo que diz jogar por Odù usa. Contudo, primeiro, eu lembro que as pessoas que usam esse método hoje não guardam na sua prática o alinhamento com o formato oficial, preservando as histórias associadas a cada Odù. Sim, existem histórias de origem africana, que hoje podem ser lidas em 2 fontes mas são todas originas da mesma pessoa, é o material da Iyalorixá Aninha.
O Verger publicou essas histórias, há muito tempo atrás, preservando inclusive o linguajar, mas Aninha não gostou de ele ter publicado e ele nunca mais republicou o livro. Depois disso o Beniste publicou essas histórias em uma forma interpretada no seu livro o Jogo de Búzios. Ele não publicou as histórias completas e sim uma interpretação do seu significado. Nesse livro, ele cita a fonte de sua pesquisa e a autoria do material original.
Quase simultaneamente o Prandi publicou as mesmas histórias tendo como fonte o Agenor, mas este, o Agenor, preservando o Hábito de dizer que eram deles as coisas dos outros, não citou a fonte, pelo contrário dizia que era dele. Mas tudo isso era o mesmo material da Aninha já publicado pelo Verger.
Ao todo são 72 histórias. Cada Odù até Ika tem histórias, 4 ou 5, sendo que ejionile tem 8. Essas histórias foram chamadas de os caminhos dos Odù, porque para um mesmo Odù elas davam opções diferentes, criando assim caminhos de interpretação para aquele Odù.
Foi dai que eu acredito que uns gênios do Candomblé, entenderam que Odù era caminho, mas, eu acho que eles confundiram as histórias que criavam os caminhos em cada Odù com Odù ser um caminho.
O livro do Prandi-Agenor se chama Caminhos de Odù. O conteúdo dele é apenas e unicamente as 72 histórias associadas a cada Odù. Então dai para entender que, Odù = caminho foi apenas um passo, de cego, é claro.
O Verger publicou essas histórias, há muito tempo atrás, preservando inclusive o linguajar, mas Aninha não gostou de ele ter publicado e ele nunca mais republicou o livro. Depois disso o Beniste publicou essas histórias em uma forma interpretada no seu livro o Jogo de Búzios. Ele não publicou as histórias completas e sim uma interpretação do seu significado. Nesse livro, ele cita a fonte de sua pesquisa e a autoria do material original.
Quase simultaneamente o Prandi publicou as mesmas histórias tendo como fonte o Agenor, mas este, o Agenor, preservando o Hábito de dizer que eram deles as coisas dos outros, não citou a fonte, pelo contrário dizia que era dele. Mas tudo isso era o mesmo material da Aninha já publicado pelo Verger.
Ao todo são 72 histórias. Cada Odù até Ika tem histórias, 4 ou 5, sendo que ejionile tem 8. Essas histórias foram chamadas de os caminhos dos Odù, porque para um mesmo Odù elas davam opções diferentes, criando assim caminhos de interpretação para aquele Odù.
Foi dai que eu acredito que uns gênios do Candomblé, entenderam que Odù era caminho, mas, eu acho que eles confundiram as histórias que criavam os caminhos em cada Odù com Odù ser um caminho.
O livro do Prandi-Agenor se chama Caminhos de Odù. O conteúdo dele é apenas e unicamente as 72 histórias associadas a cada Odù. Então dai para entender que, Odù = caminho foi apenas um passo, de cego, é claro.
Alex Lesteiro - 02/08/2011
Mas, voltando ao método o que as pessoas de fato utilizam até hoje são as 4 caídas. Cada consulta é composta de 4 caídas e cada Odù é analisado em separado. Algumas pessoas usam dar um significado a cada caída, como por exemplo, a pessoa , o presente, o futuro, a solução. Outras consideram que as 3 primeiras explicam o problema, com a segunda detalhando a primeira, e as 2 seguintes estão ligadas a como resolver o problema.
Minha avaliação é que o método se perdeu, raríssimas pessoas devem usá-lo e as pessoas pegam apenas alguns aspectos do método, dizem que fazem por Odù, e fazem quase tudo por vidência e mediunidade.
O jogo de búzios feito no Brasil não guarda qualquer vinculação com Ifá, seja na forma de jogar seja na forma de interpretar. É um oraculo baseado em Orixá e em vidência do olhador.
Os Babalorixas não sabem o que é odu, não sabem fazer ebó de odu e não sabem nada de Ifá. Eles desenvolveram um oráculo particular no Candomblé. Essas pessoas que dizem que jogam por Odu apenas iludem quem os consultam no sentido de enganar essas pessoas que estão interpretando um Odu.
Eles não sabem rezar um Odu. Eles acham que Odu é um número. Pior são os ebós. essas pessoas desinformadas acham que fazer um ebó com elementos cozidos ou crus e contando 3,4, 5, etc.. vai invocar um Odù. Não vai.
Isso também não prejudica ninguém, pelo contrário ajuda muito as pessoas que os procuram, mas é apenas a maravilhosa força dos Orixás, não é Odu e nem é Ifá.
Minha avaliação é que o método se perdeu, raríssimas pessoas devem usá-lo e as pessoas pegam apenas alguns aspectos do método, dizem que fazem por Odù, e fazem quase tudo por vidência e mediunidade.
O jogo de búzios feito no Brasil não guarda qualquer vinculação com Ifá, seja na forma de jogar seja na forma de interpretar. É um oraculo baseado em Orixá e em vidência do olhador.
Os Babalorixas não sabem o que é odu, não sabem fazer ebó de odu e não sabem nada de Ifá. Eles desenvolveram um oráculo particular no Candomblé. Essas pessoas que dizem que jogam por Odu apenas iludem quem os consultam no sentido de enganar essas pessoas que estão interpretando um Odu.
Eles não sabem rezar um Odu. Eles acham que Odu é um número. Pior são os ebós. essas pessoas desinformadas acham que fazer um ebó com elementos cozidos ou crus e contando 3,4, 5, etc.. vai invocar um Odù. Não vai.
Isso também não prejudica ninguém, pelo contrário ajuda muito as pessoas que os procuram, mas é apenas a maravilhosa força dos Orixás, não é Odu e nem é Ifá.
Alex Lesteiro - 02/08/2011
metodo de meridilogun cubano atraves de ifa
mojubase comunidade,parabens MARCUS pelo topico,esse que esperei por muito tempo para poder esclarecer,pois agora e o momento de passar o metodo de meridilogun atraves de ifa que usamos nos os oba eni ori ate,para tirar os odus dos iyawos iniciados no metodo juruba ukumi(lukumi) e dentro do juruba o metodo oracular de minha familia de orisa chamada gbangboce awa do africano rebatizado em CUBA com o nome catolico de JOSE KALAZAM HERREIRAS :gbangboce awa opitiko.Acho que aqui no BRASIL ,essa familia tambem é conhecida e concetuada,podem ser que sejam ate parentes.
conteudo dos odus do meridilogun atraves de ifa usado por nos os oba eni ori ate
composição do odu:
Esse tem dentro de si o primeiro egun nascido em cada oba odu e omo odu,tem orikin,tem orin,tem adura,tem ese(ditados),poemas,com os quais se advinha o cliente sobre sua vida espiritual,economica,amorosa e social,tem demais historias (apatakis),ebó egun,ebó orisa,ebó iyami,oso(oxó),ebó ifa,ebó exu e como se monta o exu orisa e exu bara(dinamica do corpo),entao me digam como pela data de nascimento,determinada por um cartorio,pode determinar a vida de um iyawo
manipulação de como trabalhar com os odus maiores e menores atraves dos igbos
mojubase comunidade,parabens MARCUS pelo topico,esse que esperei por muito tempo para poder esclarecer,pois agora e o momento de passar o metodo de meridilogun atraves de ifa que usamos nos os oba eni ori ate,para tirar os odus dos iyawos iniciados no metodo juruba ukumi(lukumi) e dentro do juruba o metodo oracular de minha familia de orisa chamada gbangboce awa do africano rebatizado em CUBA com o nome catolico de JOSE KALAZAM HERREIRAS :gbangboce awa opitiko.Acho que aqui no BRASIL ,essa familia tambem é conhecida e concetuada,podem ser que sejam ate parentes.
conteudo dos odus do meridilogun atraves de ifa usado por nos os oba eni ori ate
composição do odu:
Esse tem dentro de si o primeiro egun nascido em cada oba odu e omo odu,tem orikin,tem orin,tem adura,tem ese(ditados),poemas,com os quais se advinha o cliente sobre sua vida espiritual,economica,amorosa e social,tem demais historias (apatakis),ebó egun,ebó orisa,ebó iyami,oso(oxó),ebó ifa,ebó exu e como se monta o exu orisa e exu bara(dinamica do corpo),entao me digam como pela data de nascimento,determinada por um cartorio,pode determinar a vida de um iyawo
manipulação de como trabalhar com os odus maiores e menores atraves dos igbos
Alex Lesteiro - 02/08/2011
manipulação de como trabalhar com os odus maiores e menores atraves dos igbos:
SIM
.uma pedra branca de quartz ou uma bola redonda de giz africano chamada efun ,
NAO:
.uma pedra preta de onix que diz não ,todo o tempo a tudo que se pergunte .
SIM
um pilão pequeno de metal,bronze ou madeira,fala sango(xango), que caiba na mão ,para falar sim ao que se pergunte
uma bola de efun redonda terá sido lavada umiero (ervas de oxalá),por onde ha de falar todos os orisas funfun ou um quartizo branco ou um elefantinho de prata ou marfin para exu confirmar (sim) de algo que se pergunte diretamente a ele ,um pedaço de inhagui(um pedaço de laterita redonda ou um semente de olho de cabra de vermelho e preto)
.para ogun confirmar alguma pergunta diretamente a ele ,um bolão de ferro ou um pedaço de minerio de ferro redondo
.para oxossi confirmar um pequeno ofa(arco flecha ou uma semente de agbere)
.para eku confirmar sim (um osso de ser humano da falange de um dedo da mao direita de um homem ou um osso de cabrito pertencente a pata direita ,isso é para a morte confirmar qualquer coisa que se pergunte )
.para egun confirmar qualquer coisa que se pergunte ,um pedaço de telha de barro ou uma escapula do osso da perna de uma tartaruga
.e para qualquer confirmação de uma das iyabas(orisas),se usa um buzio compridinho e enroladinhoque e de um molusco das costas africanas muito perigoso ou um objeto pequeno que caiba na mao que represente a individualidade de cada orisa femea
.para iyami confirmar deve-se usar uma noz moscada ou uma semente de caju
.para oxo(bruxo)confirmar,deve se usar uma bola ou pedra vermelha que nasce no bucho do boi ou da vaca,hoje é muito raro encontrar esse objeto porque quando é encontrado é mandado para o japão,onde é usado como medicamento,é muito caro ou se usa uma pedra de vesicula biliar ou de rim para confirmação desse orisa ou um pequena bola de estanho
SIM
.uma pedra branca de quartz ou uma bola redonda de giz africano chamada efun ,
NAO:
.uma pedra preta de onix que diz não ,todo o tempo a tudo que se pergunte .
SIM
um pilão pequeno de metal,bronze ou madeira,fala sango(xango), que caiba na mão ,para falar sim ao que se pergunte
uma bola de efun redonda terá sido lavada umiero (ervas de oxalá),por onde ha de falar todos os orisas funfun ou um quartizo branco ou um elefantinho de prata ou marfin para exu confirmar (sim) de algo que se pergunte diretamente a ele ,um pedaço de inhagui(um pedaço de laterita redonda ou um semente de olho de cabra de vermelho e preto)
.para ogun confirmar alguma pergunta diretamente a ele ,um bolão de ferro ou um pedaço de minerio de ferro redondo
.para oxossi confirmar um pequeno ofa(arco flecha ou uma semente de agbere)
.para eku confirmar sim (um osso de ser humano da falange de um dedo da mao direita de um homem ou um osso de cabrito pertencente a pata direita ,isso é para a morte confirmar qualquer coisa que se pergunte )
.para egun confirmar qualquer coisa que se pergunte ,um pedaço de telha de barro ou uma escapula do osso da perna de uma tartaruga
.e para qualquer confirmação de uma das iyabas(orisas),se usa um buzio compridinho e enroladinhoque e de um molusco das costas africanas muito perigoso ou um objeto pequeno que caiba na mao que represente a individualidade de cada orisa femea
.para iyami confirmar deve-se usar uma noz moscada ou uma semente de caju
.para oxo(bruxo)confirmar,deve se usar uma bola ou pedra vermelha que nasce no bucho do boi ou da vaca,hoje é muito raro encontrar esse objeto porque quando é encontrado é mandado para o japão,onde é usado como medicamento,é muito caro ou se usa uma pedra de vesicula biliar ou de rim para confirmação desse orisa ou um pequena bola de estanho
Alex Lesteiro - 02/08/2011
orumila confirma sempre atraves de um ekin,coquinho seco de palmeira de 4 olhinhos africanos ou pode ser usado um brasileiro QUE tem 3 olhinhos
.ossani pode confimar por um bonequinho feito em madeira de arvore sagrada (as sete arvores sagradas) ou uma semente de dende
TODOS ESSES IBOS É PARA CONFIRMAR O SIM
.....POIS A PEDRA PRETA SEMPRE FALARÁ O NAO DE TUDO OQUE SE PERGUNTE,DEPENDENDO DO ODU MAIOR OU MENOR QUE SE ENCONTRE NA MÃO ESQUERDA OU DIREITA
cont manipulação de como trabalhar com os odus maiores e menores: oba odu e omo odu
EXISTEM 16 sim que sao confirmados atraves de todos os obas odus aparecendo eles sempre depois do odu ipole que seria chamado do odu do dia do jogo ou do momento do jogo ,pois apartir dai que se começa a dar os igbos ,os quais falariam sim egboda positivo , ou nao egboda negativo,a continuação se perguntaria se o odu esta ire ou nao ire,se tem caminhos ou nao tem caminhos ;se nao estivesse caminhos se perguntaria se o odu esta ossobo ou nao ossobo ,em caso de nao ossobo(nao existir um dos 16 males que deus mandou para a terra ,se perguntaria se egun kuaribo(um egun que esta atrapalhando) em caso que nao confirme egun kuaribo perguntar se iyami aje (problemas por iyami),em caso de nao confirmar problemas por iyami,confirme se é problemas por oxó(bruxo),caso nao por oxó ,pergunte se é por ikumu(feitiço para morte),em caso de nao confirmar feitiço para a morte ,perguntar se é makuto (trabalhos feitos enterrados),em caso de nao makuto ,perguntar se é afoxe (feitiços feitos atraves de pó),em caso de afoxe perguntar se são problemas com ori ,em caso de nao confirmar problemas por ori,se é exu que nao quer falar para a pessoa naquele momento ,em caso que seja isso tirar um ebó ou dar um banho de orisa para tentar abrir o jogo novamente.por isso muitos dos 90% dos babAlorixas e sacerdotes como NAO sabem esse procedimento manda a pessoa voltar outro dia ,por isso apartir de agora
.ossani pode confimar por um bonequinho feito em madeira de arvore sagrada (as sete arvores sagradas) ou uma semente de dende
TODOS ESSES IBOS É PARA CONFIRMAR O SIM
.....POIS A PEDRA PRETA SEMPRE FALARÁ O NAO DE TUDO OQUE SE PERGUNTE,DEPENDENDO DO ODU MAIOR OU MENOR QUE SE ENCONTRE NA MÃO ESQUERDA OU DIREITA
cont manipulação de como trabalhar com os odus maiores e menores: oba odu e omo odu
EXISTEM 16 sim que sao confirmados atraves de todos os obas odus aparecendo eles sempre depois do odu ipole que seria chamado do odu do dia do jogo ou do momento do jogo ,pois apartir dai que se começa a dar os igbos ,os quais falariam sim egboda positivo , ou nao egboda negativo,a continuação se perguntaria se o odu esta ire ou nao ire,se tem caminhos ou nao tem caminhos ;se nao estivesse caminhos se perguntaria se o odu esta ossobo ou nao ossobo ,em caso de nao ossobo(nao existir um dos 16 males que deus mandou para a terra ,se perguntaria se egun kuaribo(um egun que esta atrapalhando) em caso que nao confirme egun kuaribo perguntar se iyami aje (problemas por iyami),em caso de nao confirmar problemas por iyami,confirme se é problemas por oxó(bruxo),caso nao por oxó ,pergunte se é por ikumu(feitiço para morte),em caso de nao confirmar feitiço para a morte ,perguntar se é makuto (trabalhos feitos enterrados),em caso de nao makuto ,perguntar se é afoxe (feitiços feitos atraves de pó),em caso de afoxe perguntar se são problemas com ori ,em caso de nao confirmar problemas por ori,se é exu que nao quer falar para a pessoa naquele momento ,em caso que seja isso tirar um ebó ou dar um banho de orisa para tentar abrir o jogo novamente.por isso muitos dos 90% dos babAlorixas e sacerdotes como NAO sabem esse procedimento manda a pessoa voltar outro dia ,por isso apartir de agora
Alex Lesteiro - 02/08/2011
exemplo de um oba odu do sistema de meridilogun de
exemplo de um oba odu do sistema de meridilogun de ifa,usado por nos os oba eni ori ate ,para a cerimonia de itase orisa(tirar os odus de igbas de orisa que recebem um iyawo em sua iniciação),exemplo:
– Odù de Òsé Mèjí
Obá Odú pertencente a mão esquerda (no jogo de dilogun).
Ancestral deste Odú (Egún) Omo Sere
Oríkì
1 - Òsé aladasé onibarabaniregun, ifá moloku tiane, sensé moloku adifafun Òsun.
2 - Kulu kuluse Òsé munuku munuku Bàbá akantapo nibate unlo sile
Yama adere eri ere omo aroko omo inlé nibate ataba unsodere adifafun ayarori godoento unlo sile.
Oni obini Òrúnmìlà ebikan lonlo sire olosile iwa bobo eure ase obini orula esuba tani ekuba lola
Omode kofa esubi leno afofo iguabo orobo .
3 - Bàbá eyi Òsé Méjì kulu kulusu oyo timbalukuse apose muluku muluku adifafun akantapo
Timbubo yamaguo acantapo eduneni ire defuguo .
Orín – Òsé Méjì (Encantamento)
Ibaye dewa koide abayé dewa koidé
R: boboye imáwo, ibaye dewa kodidé (repetir 5 vezes)
cont
DITADOS (ESE) DOS OMO-ODU E NUMEROS CONVENCIONAIS QUE REPRESENTAM AS QUEDAS NO MERIDILOGUN(BUZIOS)
1 - A agulha é que leva a linha .ose meji=5+5
2 - O elefante não se encosta pra dormir, em uma árvore podre .ose okaran=5+1
3 - O mel nunca ficara amargo,ifa das moscas ,iyami concede pedidos ao homem ,mas também se esquece de seus pedidos ela comera seus olhos,fígado e coração .ose oyeku=5+2
4 - Tudo que se quebra primeiro se dobra ,a guerra entre a vagina e o anus ,para ver qual dos dois oferecia mais prazer . ose ogunda =5+3
exemplo de um oba odu do sistema de meridilogun de ifa,usado por nos os oba eni ori ate ,para a cerimonia de itase orisa(tirar os odus de igbas de orisa que recebem um iyawo em sua iniciação),exemplo:
– Odù de Òsé Mèjí
Obá Odú pertencente a mão esquerda (no jogo de dilogun).
Ancestral deste Odú (Egún) Omo Sere
Oríkì
1 - Òsé aladasé onibarabaniregun, ifá moloku tiane, sensé moloku adifafun Òsun.
2 - Kulu kuluse Òsé munuku munuku Bàbá akantapo nibate unlo sile
Yama adere eri ere omo aroko omo inlé nibate ataba unsodere adifafun ayarori godoento unlo sile.
Oni obini Òrúnmìlà ebikan lonlo sire olosile iwa bobo eure ase obini orula esuba tani ekuba lola
Omode kofa esubi leno afofo iguabo orobo .
3 - Bàbá eyi Òsé Méjì kulu kulusu oyo timbalukuse apose muluku muluku adifafun akantapo
Timbubo yamaguo acantapo eduneni ire defuguo .
Orín – Òsé Méjì (Encantamento)
Ibaye dewa koide abayé dewa koidé
R: boboye imáwo, ibaye dewa kodidé (repetir 5 vezes)
cont
DITADOS (ESE) DOS OMO-ODU E NUMEROS CONVENCIONAIS QUE REPRESENTAM AS QUEDAS NO MERIDILOGUN(BUZIOS)
1 - A agulha é que leva a linha .ose meji=5+5
2 - O elefante não se encosta pra dormir, em uma árvore podre .ose okaran=5+1
3 - O mel nunca ficara amargo,ifa das moscas ,iyami concede pedidos ao homem ,mas também se esquece de seus pedidos ela comera seus olhos,fígado e coração .ose oyeku=5+2
4 - Tudo que se quebra primeiro se dobra ,a guerra entre a vagina e o anus ,para ver qual dos dois oferecia mais prazer . ose ogunda =5+3